julho 21, 2009

Irreversível (2002)


Acho que "Irreversível" é o mais novo filme polêmico.... As pessoas saíram estarrecidas de Cannes, dizendo que o filme era brutal, nojento, nauseante.... Gaspar Noé [por acaso, aposta-se que ele será o Almodóvar do futuro] levou isso na brincadeira e apenas disse que eram elogios, exatamente o que ele esperava ouvir.
Vamos aos fatos:
Nenhuma fala do filme foi roteirizada, todas foram improvisadas. Isso dá um ar de verossimidade, mas também trazem textos sem graça, principalmente na cena do metrô.
Outra, cada cena só foi rodada uma vez, mostrando a competência não só de Gaspar, mas da equipe inteira. E a fotografia ficou muito melhor do que filmes que são rodados vezes e mais vezes.
O filme chocou basicamente por duas cenas: a do extintor, em que um crânio é completamente desfigurado. E, a mais famosa, a do estupro, que dura nada menos que nove minutos e meio!
O filme em si é uma obra-prima, tendo seus altos e baixos e terminando calmamente, porém o final é belíssimo. É o que se espera, pois o filme é rodado de trás para frente. Assim como "Amnésia", que também é um bom filme, "Irreversível" tem seu final nas primeiras cenas e seu início na última. E nenhuma palavra é melhor para expressar o que o filme passa: "O tempo é Irreversível". Na verdade tem uma frase, que inicia e termina o filme: "O tempo destrói tudo"
O filme é a história de uma sequência de atos cruéis e brutais, sendo um puxado pelo anterior, levando-se a auto-destruição no final[ou começo]. Alex[Monica Belucci] é estuprada em um túnel e isso afeta seu namorado e seu ex-marido, Marcus[Vincent Cassel] e Pierre[Albert Dupontel], fazendo com que a dupla vá em busca do estuprador.
Os detalhes presentes no filme são bem interessantes. Como por exemplo:
AVISO - SPOILER
Pierre, ex-marido de Alex, que mata o Tênia[o estuprador] é na verdade muito bonzinho e calmo. Marcus, que é muito mais estressado, acaba com o braço quebrado na luta. A inversão de papéis devido às circunstâncias é bem interessante.
É díficil perceber, por causa do modo de narrativa, mas Pierre no começo do filme[no final da narrativa] mata o cara errado. Ele mata um outro gay e não o Tênia. Isso fica mais claro se você olhar no fundo da cena do assassinato, e está lá o Tênia em pé e com uma risadinha dissimulada na cara. Muito bom!
Também sobre o livro que ela está lendo, que fala que as pessoas vêem o que vai acontecer no futuro à partir de sonhos. Como no final do filme mostra ela acordando, dá uma ambígua leitura do filme, podendo ser o jeito normal que irão ler, ou podendo ser como se o filme todo que se passou até ela acordar era o sonho.... Todos sabemos que o sonho não precisa ser necessariamente linear.....
E o final, mostrando ela grávida, abre mais possibilidades, sendo aquela cena um prólogo, sendo assim ela estando grávida de Tênia, ou o tempo continuar voltando, sendo o filho do namorado.
AVISO - FIM DO SPOILER
A câmera dá rodopios, atravessa vidros, e não acontece nada de errado, mesmo sendo filmado só uma vez, e isso é impressionante. Também tem uma visão do filme em que você pode considerar a câmera como o destino. A cada retorno na história que dá, ela gira muito, como se quisesse fugir daquilo, com se quisesse reverter as coisas para que não acontecesse daquela forma, mas é inevitável. É irreversível. O modo como ela filma a cena do estupro é bem interessante também. É como se a câmera fosse algo que foi esquecido, largado naquele lugar, de um modo até desleixado. Ela foi posta ali para filmar aquela brutalidade ao acaso, sem nenhum objetivo. É estranho. Só vendo para sentir isso.
Ponto negativo, como já falei, para os diálogos, que infelizmente não colam nem um pouco.... A história, como a maioria dos filmes que postei até agora, também é bem simples se você olhar mais cruamente, e só. Não tem mais nenhum ponto negativo nesse filme.
Mas fora isso é um ótimo filme, formando a personalidade de um diretor que tem tudo para se transformar até em um David Lynch se duvidar. Só não vira Kubrick porque ele gostava de ficção científica. Se você assistir e gostar recomendo "Amnésia" e "Cidade Dos Sonhos".

Nota: 8,7

PS: Só postei filme pertubador até agora, mas isso vai mudar!
Download(Pelo mesmo motivo de EraserHead):

Nenhum comentário:

Postar um comentário